Cilindros

O Cilindro ou pistão hidráulico é junto com o motor hidráulico os principais consumidores do sistema, ele tem a função de transformar energia hidráulica em energia mecânica, ou seja, ele é o elo final entre o sistema hidráulico e a máquina que executa o trabalho.

O cilindro realiza movimentos lineares, por isso que em alguns casos são chamados de atuadores lineares, transmitindo força linear para a máquina.

A força exercida pelo cilindro é proporcional a área do embolo e pressão do sistema e pode ser facilmente calculada através da fórmula “Força = Pressão x Área do cilindro”

Contato

Os tipos de cilindros mais utilizados são os:

Cilindros de simples ação - somente uma entrada de fluído e retorno por ação de força externa ou molas internas

Cilindros de dupla ação de haste simples – é talvez o mais utilizado, tem apenas uma haste e duas entradas de fluído, uma para avançar e outra para recuar a haste que irá executar o trabalho

Cilindros dupla ação haste passante – tem duas hastes com duas entradas de fluído enquanto uma haste avança a outra recolhe e vice-versa

Cilindros tandem – São cilindros com dois êmbolos internos que aumentam a área de atuação do fluído sem aumentar o diâmetro do mesmo tendo como conseqüência forças maiores em espaços reduzidos.

Os princípios construtivos mais comuns são os Soldados (a união entre o cabeçote dianteiro, o tubo e o cabeçote traseiro é feita através de solda), Tirantados (a união entre o cabeçote dianteiro, o tubo e o cabeçote traseiro é feita através de tirantes) e Mill type (a união entre o cabeçote dianteiro, o tubo e o cabeçote traseiro é feita através de flanges e parafusos), cada qual utilizados em suas respectivas aplicações quanto a pressão, velocidade, tipo de fixação.

Para todos os cilindros existem várias fixações que facilitam muito ao projetista a melhor forma de montagem no equipamento.

Cuidados devem ser observados quanto a pressão máxima, flambagem sobretudo em grandes cursos, velocidades, temperatura e fluído de trabalho

CILINDROS MEDIDAS PRESSÃO MODELO FABRICANTE CATALOGO
Tirantado norma JIC Ø1.1/2″ à 8″ 210 bar MV32 MOVICONTROL Download
Tirantado norma ISO6020/II Ø25 à 200 mm 210 bar MVT3 MOVICONTROL Download
Mill Type norma ISO6022 Ø40 à 320 mm 250 bar MVH2 MOVICONTROL Download

Fale Conosco

(11) 2351-2255

Estamos sempre prontos para melhor atendê-los.