Leia mais sobre pistões hidráulicos

A automatização de processos a partir da utilização de máquinas foi algo que revolucionou a sociedade e a humanidade. Hoje, já não conseguimos imaginar como seria a nossa produção sem a utilização da força proveniente das máquinas e os diferentes usos de energia que temos. Para o funcionamento desse processo industrial como conhecemos, diversas peças são necessárias. Uma delas são os pistões hidráulicos.

Com a função de aplicar uma força linear e auxiliar no processo mecânico, os pistões hidráulicos são peças essenciais. Essas peças diminuem a intensidade da força a ser exercida pelas máquinas, transformando energia hidráulica em energia mecânica. Os pistões pneumáticos têm um funcionamento parecido, a única diferença é que transformam energia cinética (proveniente de gases comprimidos) em energia cinética. 

A partir dessa dinâmica, existem variações no seu funcionamento e característica. Um exemplo é a variedade de pistões hidráulicos disponíveis no mercado, como os ação simples, de dupla ação, diferenciais, com amortecedor, etc. Com funções diferentes, cada um é ideal para uma situação ou aplicação. Além disso, existem diversas opções de fornecedores, como por exemplo os pistões Rexroth, Pistões Vickers, Pistões Parker, etc. Diferença entre pistões e cilindros

Apesar de ser uma dúvida com simples resposta, acaba confundindo muitas pessoas, por isso é válido explicar. Não existe absolutamente nenhuma diferença entre pistões e cilindros. Há apenas uma preferência na denominação aplicada por cada indústria. Há quem diga pistões hidráulicos e pistões pneumáticos, e haverão aqueles que irão se referir a essas peças como cilindros. 

A importância da manutenção preventiva e corretiva nos pistões hidráulicos

Por serem peças de uso tão recorrente e essenciais em diversas aplicações, é necessário mantê-las operando e, de preferência, com qualidade máxima. É essa a função da manutenção preventiva ou corretiva em pistões hidráulicos e pistões pneumáticos: Garantir o melhor funcionamento dessas peças.

A manutenção preventiva tem o objetivo de estender a vida útil dos objetos durante seu funcionamento. Assim, elas são realizada periodicamente mesmo que nenhum desgaste ou avaria tenha acometido o dispositivo. Por serem planejadas, não atrapalham a produção da indústria. São muito valiosas principalmente em pistões de alta qualidade e valor elevado, pois preservam sua vida útil. É o caso de pistões Vickers, Pistões Parker e pistões Rexroth.

A manutenção corretiva, por sua vez, corrige problemas da peça causados pelo desgaste após um certo tempo de uso. Na maioria dos casos, é muito mais barato realizar seu conserto do que trocar os pistões hidráulicos. Como é um processo relativamente rápido, não prejudica tanto a indústria. Muitas vezes nem é necessário interromper a produção.

Pistões hidráulicos

Entre em Contato

Pistões hidráulicos

Movicontrol, a empresa ideal para os seus pistões

Agora que você já tem uma boa noção de pistões hidráulicos e pistões pneumáticos, deu para perceber que não dá para não contar com um especialista, certo? Peças tão essenciais como essas precisam ser manuseadas por profissionais altamente capacitados, garantindo assim a integridade máxima do dispositivo.

Aqui na Movicontrol, além de uma equipe especializada, você encontra a venda, conserto e fabricação de pistões. Temos um amplo estoque com muita variedade, indo desde peças próprias até pistões Rexroth, pistões Vickers e pistões Parker. Assim, garantimos que nossos clientes encontrarão a solução mais adequada.  Conte com a Movicontrol!

Aguardamos o seu contato para que possamos continuar oferecendo soluções de máxima qualidade para os nossos clientes. Seja bem vindo à Movicontrol!